Modelo OSI e TCP/IP

Modelo OSI:

O modelo de referência OSI é o modelo fundamental para comunicações em rede. A maior parte dos fabricantes de rede, hoje, relaciona seus produtos ao modelo de referência OSI.

No modelo de referência OSI, existem sete camadas numeradas e cada uma ilustra uma função particular da rede. Essa separação das funções da rede é chamada divisão em camadas.

As camadas oferecem as seguintes vantagens:

Decompõe as comunicações de rede em partes menores e mais simples.Padroniza os componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vários fabricantes.Possibilita a comunicação entre tipos diferentes de hardware e de software de rede, são alguns exemplos das vantagens.

O problema de transferir informações entre computadores é dividido em sete problemas menores no modelo de referência OSI. Cada um dos sete problemas menores é representado por sua própria camada no modelo.

As sete camadas do modelo de referência OSI são:

1- Camada física
2- Camada de Enlace
3- Camada de Rede
4- Camada de Transporte
5- Camada de Sessão
6- Camada de Apresentação
7- Camada de Aplicação

Explicação das camadas:

Camada Física

É onde se inicia o todo processo. O sinal que vem do meio (Cabos UTP por exemplo), chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits.
Camada de Enlace

Após a camada física ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante é  que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (Controle de acesso a mídia).
Camada de Rede

A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, como estabelecimento das rotas.
Camada de transporte

A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados. Após os dados já endereçados virem da camada 3, é hora de começar o transporte dos mesmos.  A camada 4 gerencia esse processo, para assegurar de maneira confiável o sucesso no transporte dos dados.
Camada de sessão

A  camada de sessão é responsável por iniciar, gerenciar e terminar a conexão entre hosts. Para obter êxito no processo de comunicação, a camada de seção têm que se preocupar com a  sincronização entre hosts, para que a sessão aberta entre eles se mantenha funcionando.
Camada de Apresentação

A Camada de Apresentação cuida da formatação dos dados, e da representação deles, e ela é a camada responsável por  fazer com que duas redes diferentes se comuniquem, “traduzindo” os dados no processo de comunicação.
Camada de Aplicação

A camada de aplicação é basicamente a interface direta para inserção de dados. Nela é que atuam o DNS, o Telnet, o FTP, etc. E ela pode  tanto iniciar quanto finalizar o processo, ela se encontra em um dos extremos do modelo!
Modelo TCP/ IP
O TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

Significado de Protocolo: Uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar.

O TCP/IP é um conjunto de protocolos. No qual é dividido em quatro camadas:
1- Aplicação
2- Transporte
3- Rede
4- Interface

Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas garante a integridade dos dados que estão trafegando pela rede.

Mas, para que cada camada é utilizada? Vamos lá, a seguir estão os “processos” de cada uma:
Camada de Aplicação

Utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede. Nela, você encontra protocolos como SMTP, FTP e HTTP.
Camada de Transporte

A camada de transporte é responsável por receber os dados enviados pelo grupo acima, verificar a integridade deles e dividi-los em pacotes.
Camada de Rede

Na camada de Rede, os dados são recebidos e anexados ao endereço virtual (IP) do computador remetente e do destinatário.

Interface

O que a camada da Interface faz é receber e enviar pacotes pela rede. Os protocolos utilizados nessa camada dependem do tipo de rede que está sendo utilizado.

OBS: (O TCP/IP trabalha em etapas).
Algumas comparações dos modelos acimas são:

*Ambos são divididos em camadas .

*Ambos são divididos em camadas de transporte e de rede equivalentes.

*Ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes;

*Os profissionais de rede precisam conhecer ambos os modelos.
Desde já, ressalto que o trabalho acima foi uma compilação de informações retiradas dos sites que irei disponibilizar a seguir. Referências utilizadas para a extração de informações para a conclusão do trabalho:
http://eureka-sys.net/ESCOLA-aponts/ComDados/M03/aponts/1.6.htm
https://www.google.com.br/amp/m.tecmundo.com.br/amp/o-que-e/780-o-que-e-tcp-ip-.htm
http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/04/22/modelo-osi-x-tcpip/
https://www.google.com.br/amp/s/m.canaltech.com.br/tutorial/o-que-e/o-que-e-modelo-osi/%3Famp%3D1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s